sexta-feira, 4 de abril de 2008

10 ações cidadãs

Quando você decide trocar seu computador ou celular por outro mais moderno, mais bonito ou com mais recursos tecnológicos, você sabe o que fazer com o aparelho antigo?

Se a resposta for não, conheça os 10 passos que todo cidadão consciente deveria seguir antes de comprar um novo equipamento.

1) Potencialize

Mantenha uma relação utilitária, e não consumista, com a tecnologia. Antes de pensar numa nova compra, cogite recondicionar seu computador. Descarte-o apenas se ele não atende mais às suas necessidades e nem vale a pena adaptá-lo para essa finalidade. Quanto mais trocas, mais lixo.

2) Doe
Em caso de mudança de equipamento, destine o antigo para quem realmente vá usá-lo ou para instituições sociais que trabalham com inclusão digital. No Brasil, 55% da população acima dos 10 anos jamais acessaram um computador. O que se tornou inútil para você pode fazer a diferença para milhões de pessoas.

3) Ponha na balança
Ao adquirir um outro computador, lembre-se de que todo consumo causa impacto no meio ambiente. Prefira as máquinas que agregam várias funções, pois consomem menos energia, e os chamados produtos verdes de maneira geral. Ainda que um pouco mais caros, eles são ecologicamente corretos.

4) Rejeite imitações
Evite comprar produtos de empresas que dão uma garantia muita pequena e não demonstram qualquer sentido de responsabilidade social. E fique longe dos produtos falsificados, produzidos sem qualquer preocupação ambiental.

5) Informe-se
Procure saber se o fabricante do computador ou outro eletrônico que você deseja comprar possui alguma certificação da série ISO 14.000. Isso indica que a empresa tem um sistema de gestão ambiental, garantindo a responsabilidade ambiental de seus produtos e serviços.

6) Economize
Sempre que se ausentar de casa ou não for usar o computador, mantenha-o desligado. E reduza a impressão sempre que puder, evitando gastos de tinta e papel. Lixo tecnológico, preservação ambiental e eficiência energética tornaram-se questões indissociáveis.

7) Mobilize
Ajude a disseminar os benefícios do consumo equilibrado e do descarte apropriado para a qualidade de vida e do meio ambiente. Afinal, o que você retira de sua casa ou do seu escritório e joga fora não desaparece — só muda de lugar, prejudicando a todos, num efeito cascata.

8) Saiba mais
Entenda como se dá uma verdadeira reciclagem de computadores, processo de alta complexidade e custo, mas que representa o único caminho seguro contra riscos e danos. Esse conhecimento pode ser útil no sentido de reinvidicarmos imediatamente uma legislação específica para essa atividade e de possibilitarmos que mais empresas no Brasil a pratiquem.

9) Participe
Leia, reflita e entre nas discussões sobre o lixo tecnológico. Esse debate está estreitamente vinculado à sustentabilidade do planeta e não pode mais ser adiado. É hora de buscarmos soluções reais para esse grande desafio.

10) Comece por você
Torne-se um consumidor consciente em tempo integral, através de ações afirmativas que inspirem outros a seguir o exemplo. Nada é mais poderoso do que um indivíduo atuando para a mudança social e fomentando a criação de uma consciência coletiva.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Garimpada boa!!!!

Gente!!!
Andei visitando uns endereços sugeridos por amigos e adicionei no "Eu indico" para que vcs conheçam.
"Antológico" é o blog da Daiane (7º período de Letras). Muita coisa bacana, dicas diversas, cultura em geral.
O "Na caixola" é do namorado da Rafa, da mesma turma. Adorei. Principalmente pela sensibilidade. Tem poesia implícita. Coisa difícil de se fazer... (Principalmente qdo não se pretende escrever poesia...) 100%.
"A culpa é do cliente" me chamou a atenção pela criatividade do nome. Se bem que plageando o Cargil (2º período de Redes)"privilegiado é quem tem cliente, danado é o tal de usuário. Cliente todo mundo tem, usuário só traficante e os pobres-coitados que mexem com informática... E como dá trabalho o bicho-usuário... rsrsr".
O "Pensar enlouquece, pense nisso" é ótimo também.
Passeios virtuais agradabilíssimos!
Não deixem de visitar!
Bjocas!!!!!